A realização do Campeonato Brasileiro de 2020 segue indefinida por conta da pandemia de coronavírus que assola o mundo. Consequentemente, o Cartola FC ainda não tem data de início e continua à espera de uma definição. Tão logo a CBF anuncie a programação para o começo da competição, o Cartola FC vai iniciar as ações de precificação dos jogadores e finalizar os preparativos para o lançamento oficial. Vai passar, galera!

E enquanto a situação não se resolve, vamos resumir o que já foi anunciado até o momento sobre novidades e mudanças para a próxima edição do fantasy game. Esta matéria será atualizada cada vez que novas informações sejam divulgadas. Portanto, fique de olho!

Nova pontuação para defesa difícil

A partir da edição 2020, a defesa difícil subirá de valor no Cartola FC. Agora, em vez de 3,00 pontos, a DD valerá 4,00 pontos. É importante dizer, porém, que o rigor será maior na análise deste tipo de lance – ou seja, na comparação com os últimos anos, menos defesas difíceis serão assinaladas.

Novos critérios de finalização

  • Finalização na trave: a partir de 2020, uma finalização defendida por um goleiro que atinge a trave na sequência passará a ser considerada finalização na trave (3,00 pontos) para o jogador que a efetuou. Anteriormente, este caso era considerado finalização defendida (1,20 ponto). Assim, será 1,80 ponto a mais na conta do finalizador!
  • Finalização defendida: agora, um jogador de ataque ganhará os pontos de finalização defendida (1,20 ponto) caso finalize em direção à meta e qualquer jogador adversário evite o gol – e não somente o goleiro. Isso quer dizer que, caso o goleiro esteja batido no lance, e um atleta rival evite um gol como último homem, o jogador que finalizou irá pontuar com 1,20 ponto. Até o ano passado, esse tipo de lance era computado como finalização bloqueada, que não conta pontos para o Cartola FC. Importante: a pontuação será concedida apenas para o jogador que finalizou. O jogador de linha não ganha pontos ao evitar o gol.